Friday 12 February 2016

Brownie de 3 Chocolates



Esta é daquelas receitas que parece dar mais trabalho do que efectivamente dá. A preparação prévia que necessita é partir o chocolate com uma faca mas, não considero que isso seja trabalhoso; até porque se algum bocado ficar muito grande pode fazê-lo desaparecer misteriosamente com uma dentada, assim como um acto de magia!!
Para quem não sabe o Brownie é um bolo que se faz num tacho e é só adicionar ingredientes e envolve-los.
Um dos truques para um Brownie de sucesso é não o deixar tempo a mais no forno e retirá-lo quando ainda não estiver cozido. Como tem de arrefecer na forma, o calor residual vai acabar de o cozer por isso precisa de estar um pouco mole ao toque quando é retirado do forno. Se pelo contrário já estiver firme (por estar cozido) vai acabar por secar e ficar demasiado denso.
Em vez dos tradicionais quadrados resolvi fazer à fatia, só para ser do contra!! Esta receita foi tirada deste livro que por acaso é a imagem de capa!



Ingredientes:

125 gr de manteiga
200 gr de chocolate preto
165 gr de açúcar
2 ovos batidos ligeiramente
150 gr de farinha sem fermento
150 gr de chocolate branco partido em pedaços (+- 1cm)
100 gr de chocolate de leite partido em pedaços (+- 1cm)
cacau em pó para polvilhar

+forma de 20 por 20 ou com 24 cm de diâmetro, de silicone ou forrada com papel vegetal.



Pré aquece-se o forno a 180º (160º com ventoinha).


Leva-se ao lume num tacho a manteiga com o chocolate preto aos pedaços até derreter.


Retira-se do lume e acrescenta-se o açúcar e os ovos. Envolve-se bem com uma colher de pau. Junta-se a farinha peneirada e envolve-se tudo.


Por fim acrescentam-se os chocolates branco e de leite. Coloca-se a massa na forma e vai ao forno cerca de 30 minutos. Está pronto quando ficar firme no centro mas, sem estar completamente cozido.


Retira-se do forno e fica a arrefecer completamente na forma sobre uma grelha. Quando estiver frio desenforma-se e polvilha-se com o cacau ou com chocolate derretido. Corta-se em quadrados ou fatia-se.




No comments:

Post a Comment